3
1
PATROCINADO

Moçambique perdeu só este ano mais de 500 mil toneladas a favor da Tanzânia

Victória Maviluka
13/6/2024
1
2
Foto:
DR

Deficientes vias de acesso, burocracias aduaneiras, corrupção e existência de empresas que prestam serviços duvidosos estão a contribuir para afastar cargas do Porto da Beira.

O Porto da Beira, em Moçambique, tem estado a perder cargas a favor do Porto de Dar-es-Salam, na Tanzânia, devido à ineficiência dos corredores no país do Índico, referiu o presidente da Associação Comercial da Beira.

De acordo com Félix Machado, Moçambique perdeu, só no decurso deste ano, mais de 500 mil toneladas de mercadorias que foram para a Tanzânia.

As deficientes vias de acesso, tanto rodoviária assim como ferroviária, burocracias aduaneiras, corrupção e existência de várias empresas - incluindo as do Estado -, que prestam serviços duvidosos, aumentando os custos de transacção, estão a contribuir para afastar cargas do Porto da Beira, segundo Félix Machado, citado pelo moçambicano O País.

A solução para alavancar o sector de logística e transporte, segundo o presidente da Associação Comercial da Beira, passa pela união de esforços entre o governo e o sector privado para definirem o que o país pretende, desde custos, benefícios, eliminação da burocracia e da corrupção.