3
1
PATROCINADO

Moçambique: Reservas bancárias encolheram 0,3% para 254,2 mil milhões de meticais em Abril

Sebastião Garricha
20/6/2024
1
2
Foto:
DR

De acordo com a imprensa local, o Banco de Moçambique havia aumentado, por duas vezes, os coeficientes em moeda nacional e estrangeira nos primeiros seis meses do ano passado.

As reservas feitas pelos bancos moçambicanos situaram-se nos 254,2 mil milhões de meticais em Abril, representando uma redução de 0,3% se comparadas com o mês de Março, em que se fixaram nos 255,1 mil milhões de meticais, segundo informação do Banco de Moçambique (BdM)

De acordo com um relatório estatístico do BdM, citado pela imprensa local, as reservas obrigatórias dos bancos comerciais estavam fixadas no coeficiente de 10,5% em moeda nacional e 11% em moeda estrangeira no início de Janeiro de 2023.

Entretanto, explica que, nos primeiros seis meses do ano passado, o banco central aumentou por duas vezes esse coeficiente, com o argumento de ser necessário para “absorver a liquidez excessiva no sistema bancário”, com potencial de gerar uma pressão inflacionária.

“O último desses aumentos aconteceu em Junho, chegando a 39% dos depósitos em moeda nacional e 39,5% no caso de moeda estrangeira a ficarem em reserva bancária”, lê-se.

Segundo a imprensa local, após este aumento, a Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA) considerou que a decisão tornava ainda mais caro contrair financiamento bancário, mecanismo essencial numa economia de Pequenas e Médias Empresas.