3
1
PATROCINADO

Mundo celebra dia da tuberculose

José Zangui
24/3/2021
1
2
Foto:
DR

Em Angola, segundo dados de 2020, a taxa de mortalidade de doentes com tuberculose, no Hospital Sanatório de Luanda, diminuiu, de 30 para 25%, nos últimos dois anos.

O mundo celebra, hoje, o 24 de Março, Dia Mundial da Tuberculose e a grande preocupação das autoridades prende-se com a fuga dos pacientes ao tratamento a que são submetidos.

O tema escolhido pela Organização Mundial da Saúde ( OMS), para celebrar a data, este ano,  é “o relógio não pára”, uma vez que a resposta à tuberculose deve ser urgentemente acelerada com vista à consecução das metas definidas nos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável e para cumprir os compromissos assumidos pelos Chefes de Estado na primeira Reunião de Alto Nível das Nações Unidas sobre Tuberculose em 2018.

Em mensagem, Matshidiso Moeti, directora Regional da OMS para a África, considerou que “ O Dia Mundial da Tuberculose é uma dura advertência para o fardo significativo desta doença, apesar da existência de intervenções eficazes de controlo”.

Estima-se que ocorreram 2,5 milhões de casos de tuberculose na Região Africana em 2019, representando 25% do fardo mundial. Mais de 500 000 vidas africanas são perdidas anualmente à custa desta doença.

Esta situação é de acordo com a mensagem da responsável, imperdoável, uma vez que o rastreio e o tratamento da tuberculose estão disponíveis gratuitamente em todos os países.

Em Angola, segundo dados oficiais de 2020, a taxa de mortalidade de doentes com tuberculose, no Hospital Sanatório de Luanda, diminuiu, de 30 para 25%, nos últimos dois anos, fruto do trabalho de capacitação e sensibilização, e na abordagem aos pacientes. Mas muitos pacientes não terminam a medicação.