3
1
PATROCINADO

Município do Lubango conta com mais de oito mil milhões para projectos

Redacção_E&M
29/10/2019
1
2
Foto:
DR

Mais de oito mil milhões de kwanzas foram disponibilizados para o município do Lubango, província da Huíla, no âmbito do Programa Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM) lançado pelo Executivo.

O montante será aplicado na execução de diversos programas que visam melhorar as condições sociais dos habitantes daquele município, nos domínios da habitação, água, saneamento básico, vias de acesso, energia, construção de pontos de água, agricultura e outros, anunciou, recentemente, o administrador municipal, Armando Vieira, em declarações aos Jornal de Angola.

O responsável salientou que para primeira fase, a administração municipal vai aplicar, para o efeito, 50% dos referidos recursos sendo que a outra parte da verba será aplicada em  reforço de outros projectos. O dirigente garantiu, na circunstância, que os procedimentos contratuais já estão praticamente concluídos, devendo as obras arrancarem brevemente.

“Nesta primeira fase vamos executar já 50% desse valor”, explicou, reforçando que o objectivo principal é o fortalecimento das infra-estruturas das comunas sede, Hoque, Quilenda, Huíla e arredores do município de mais de 750 mil, permitindo a solução de alguns dos principais constrangimentos da população.

No entanto, o dirigente admitiu que os recursos disponíveis não serão suficientes para a dimensão dos problemas da capital da provincial da Huíla e que, por isso,foram priorizadas as acções que têm impacto directo na vida da população, começando o processo da base ao topo. Reforçando, destacou o apoio aos projectos agrícolas, tendo em conta o potencial em termos de empregabilidade.

“É importante continuarmos a criar mais incentivos e apoios à agricultura familiar, para garantir a segurança alimentar das populações e criar postos de trabalho nas comunidades rurais”, referiu.

Armando Vieira defendeu, também, mais acções para incentivar o empreendedorismo, permitindo a criação de micro e pequenas empresas e acrescentou ser “urgente” a remoção dos vários constrangimentos, já no domínio dos financiamentos.

O Programa Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM) foi lançado em Maio deste ano e é considerado pelo Executivo como um passo significativo em direcção à desconcentração e descentralização administrativas, um desafio da reforma do Estado.