3
1
PATROCINADO

Narisrec vence edição 2022 do Unitel Go Challenge

Cláudio Gomes
3/10/2022
1
2
Foto:
DR

O Unitel Go Challenge outorgou a startup Narisrec como vencedora da 7° edição do concurso de negócios digitais, realizado recentemente em Luanda.

De acordo com informações publicadas no site do promotor do evento, dos mais de 220 projectos submetidos para a avaliação, 10 foram seleccionados para a final. A Narisrec, no entanto, uma prestadora de serviços de gestão e comercialização de resíduos electrónicos, convenceu o júri com um projecto que permite aos utilizadores fazer pedidos através de uma Plataforma Digital Integrada. A plataforma utiliza o sistema de geolocalização e ecopontos para o descarte ou recolha de forma correcta, com opção de venda/compra de electrónicos recondicionados e usados, e 100% testados, certificados com garantia de uso.

Em relação aos benefícios, a startup terá direito a 4 000 000 de Kwanzas; participação online no WebSummit 2022; um ano de telecomunicações grátis; um ano de divulgação nos canais de comunicação e parceiros da promotora e mentoria, lê-se no site consultado pela Economia & Mercado.

Para além da Narisrec, a Kula Kids, assistente digital que permite avaliar e acompanhar o desenvolvimento de crianças na primeira infância; a Nawa Tours, que se dedica à distribuição e venda de pacotes de passeios turísticos nacionais e a Baika, App que permite a reparação de dispositivos móveis, também apresentaram projectos.

De igual modo, concorreram a Arotec, que implementa tecnologia e Robótica de modo eficaz para melhorar as práticas do CTEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática); a Yetu, uma fintech que permite negociar e investir em criptomoedas; a Buka, uma plataforma que conecta pessoas que precisam aprender com pessoas que gostam de ensinar. A EcoJango, uma empresa de consultoria em gestão e sustentabilidade; assim como a Panorama, Plataforma de Business Intelligence e Serviços Agregados e a ClickAgro, vocacionado na venda de produtos agropecuária, concorreram no certame.

Lançado no dia 10 de Março, podiam concorrer no programa todos os empreendedores e desenvolvedores de Angola, assim como para angolanos residentes na diáspora, além de dar a possibilidade de os concorrentes apresentarem projectos de forma individual ou em grupo de até cinco integrantes.

Segundo a nota, tem sido obrigatório a submissão de um protótipo funcional, como aplicação móvel, website ou outra tecnologia digital. Foram também alistados requisitos, como a permissão de utilização de qualquer programa de desenvolvimento; submissão de vídeo explicativo de tamanho inferior a 16 MB e com até dois minutos de duração, entre outros.

Lê-se no site que os projectos desenvolvidos foram enviados por email no período de 10 de Março a 15 de Abril de 2022, sendo que foram atribuídos prémios com base nas classificações de categorias de Vencedor; Menção Honrosa - Inovação e Responsabilidade Social (Educação e Saúde).

O UNITEL GO Challenge, é um concurso de negócios digitais e não um concurso de plataformas digitais, comprovado pelo facto de 70% do critério de avaliação estar ligado à gestão empresarial, como a operacionalização do negócio, e à constituição de equipas com viabilidade económica.