3
1

Nome da governadora de Luanda usado para burla no Facebook

Joana Lina, governadora de Luanda, Paulo de Almeida, Comandante Geral da Polícia Nacional, Higino Carneiro, deputado e Santos Bikuku, empresário, são alguns nomes usados para burlas no facebook.

1
2
José Zangui
Fotografia
:
DR
José Zangui

Uma conta no Facebook com a foto e nome de Joana Lina Ramos Baptista, a governadora provincial de Luanda está a ser usado para burla, por pessoas que prometem benesses, dinheiro e outros bens materiais, mas que para tal, o suposto beneficiário deve enviar as suas coordenadas bancárias e cinco cartões de recarga da Unitel.

O jornalista que assina este texto teve a paciência de conversar com a suposta governadora de Luanda que fez inúmeras perguntas, morada, emprego, condição financeira, estado civil, até chegar ao ponto de prometer uma ajuda financeira de 500 mil kwanzas (meio milhão de kwanzas), tendo para tal solicitado o IBAN, que devia ser enviado para, um suposto assessor financeiro, Carlos Pinto, utente do contacto telefónico 934 974 761.

Não sendo a primeira vez, o visado teve cautela, ligou para Ernesto Gouveia, actualmente responsável da comunicação institucional e imprensa do Governo Provincial de Luanda, este alertou para não avançar mais com a conversa, justificando que a governadora de Luanda, Joana Lina Ramos Baptista não tem conta no facebook e muito menos tem tempo para ficar horas a fazer promessas.

A prática de pessoas que aliciam usuários do Facebook usando nome de figuras do aparelho do Estado suma e segue. Paulo Higino Carneiro e Santos Bikuku, são entre muitos alguns dos nomes usados, prometendo dinheiro, viaturas e motorizadas, mas para tal os burladores exigem o IBAN, ou cinco recargas de dados da Unitel.

7
Assine a Revista Digital - Economia & MercadoAssine a Revista Digital - Economia & Mercado