A embaixada dos Estados Unidos da América (EUA) em Angola e São Tomé e Príncipe envia 17 jovens talentosos angolanos e são-tomenses a Washington D.C no âmbito dos 30 anos das relações bilaterais diplomáticas.
A cerimónia de orientação pré-viagem dos 17 jovens selecionados para participarem na bolsa Mandela Washington Fellowship de 2023 para “Jovens Líderes Africanos” será presidida pelo embaixador dos EUA em Angola e São Tomé e Príncipe, Tulinabo Mushingi.
Para além de fazer um briefing sobre o programa aos participantes, o embaixador proferirá um discurso sobre a cooperação entre os Estados Unidos da América (EUA) e Angola no domínio da educação nos últimos 30 anos desde o estabelecimento das relações diplomáticas entre Washington D.C e Luanda.
Lançada em 2014, a bolsa Mandela Washington Fellowship é o principal programa da Young African Leaders Initiative (YALI) e incorpora o compromisso dos EUA de investir no futuro de África.
A YALI foi criada em 2010 e apoia jovens africanos à medida que estimulam o crescimento económico e a prosperidade, fortalecem a governação democrática e aumentam a paz e a segurança em toda a África.
Desde 2014, perto de 5.800 jovens líderes de todos os países da África Subsaariana participaram da Mandela Washington Fellowship. O programa compreende programas nos domínios de negócios, engajamento cívico e gestão pública.