3
1
PATROCINADO

Nova fábrica de lapidação entra em funciomaneto hoje

Cláudio Gomes
12/2/2019
1
2
Foto:
DR

Erguida numa área de 400 metros quadrados e avaliado em cinco milhões de dólares, a Stone Polished Diamond (SPD) é a nova fábrica de lapidação de diamantes e de pedras preciosas do país.

Segundo o Jornal de Angola (JA), que cita uma fonte oficial não identificada, o investimento é resultado de uma parceria entre investidores privados angolanos e a Sociedade Angolana de Comercialização de Diamantes (Sodiam), que detém uma participação de dez por cento do capital e será inaugurada hoje, no município de Talatona, em Luanda.

De acordo com o JA, a Stone Polished Diamond irá, no seu primeiro ano de funcionamento, lapidar diamantes de três a dez quilates e pedras especiais, atingindo cerca de dois mil quilates por mês. O diário salienta, com base nas informações passadas pela fonte, que a linha de produção está equipada com tecnologia de ponta, colocando a nova unidade no topo das mais bem equipadas no mundo.

As obras de construção da nova unidade de lapidação de diamantes e pedras preciosas foi construído em três meses por empresas angolanas e dispõe, também, de um dos sistemas de segurança mais avançados do país,composto por controlos automatizados de acesso, scanners faciais, leitores biométricos e câmaras de vídeo-monitorização de última geração. 

Para os gestores da SPD, ao fim de seis meses de operações,inicia-se um processo de expansão do projecto, com o funcionamento de um segundo turno de trabalho integrando mais 30 trabalhadores, geralmente angolanos, como estabelece a política de emprego da empresa.