3
1
PATROCINADO

Nova loja da AngoMart em Talatona criou 150 empregos directos

José Zangui
30/6/2021
1
2
Foto:
DR

A AngoMart inaugurou, hoje, no município de Talatona, mais uma loja, contabilizando um total de 12, sendo 10, em Luanda, uma na Huila e igual número em Cabinda.

Numa cerimónia testemunhada pelo secretário de Estado do Comércio, Amadeu Leitão Nunes e outras entidades governamentais e diplomáticas, a nova loja dispõe de vários serviços, área para venda de material escolar, entrepostos com tecnologia de ponta, garrafeira, material de cozinha, bens alimentares diversos, entre outros, compondo mais de 10 mil artigos, de acordo com o director geral da AngoMart, Hugo Moutinho.

A nova loja de Talatona é a segunda inaugurada neste mês de Junho, depois de no dia 11, ter sido inaugurada, a loja do largo do Ambiente.

Hugo Moutinho não revelou o valor investido por estratégia de mercado, tendo apenas dito que foi um montante considerável. Entretanto, anunciou para ainda este ano a inauguração de mais três lojas em Luanda, no Benfica, Zango 3 e São Paulo, confiando sempre na evolução da economia angolana.

A AngoMart, de acordo com o seu director geral, começou em 2014, como grossista, entretanto, face a dinâmica do mercado vai adaptando-se e agora está no mercado retalhistas. “ A ideia é vender e reinvestir no país”, disse Hugo Moutinho.

Por sua vez, o Secretário de Estado do Comércio, desafiou a empresa a internacionalizar-se, começando no continente africano e mostrou abertura do governo em apoiar neste sentido. Amadeu Nunes, considerou ser um ganho para economia de Talatona, a inauguração da nova loja, não apenas pela criação dos empregos, 150, mas também na arrecadação fiscal.                                                                                                

Questionado sobre que medidas o Governo está a tomar para evitar a subida dos preços da cesta básica, o secretário de Estado do Comércio, disse que os preços são determinados pela lei da oferta e da procura.

Admitiu que na realidade angolana talvez essa equação não é a mais adequada, mas entende o país deve produzir mais. “Fica difícil baixar os preços, é preciso trabalhar mais”, reforçou, para mais adiante, ter apelado os jovens que não têm emprego a trabalharem na produção agrícola.  

O escoamento tem sido a principal queixa dos homens do campo, neste quesito, de acordo com Amadeu Nunes, o executivo está a trabalhar. Sublinhou que no âmbito do Programa Integrado de Desenvolvimento do Comércio Rural, o Governo vai distribuir 500 carrinhas, aos operadores na primeira quinzena do mês de Agosto.

Para tal, o governo investiu 25 mil milhões kwanzas. “Não é vontade do governo ver o povo a sofrer”, sublinhou.

Importa referir que a AngoMart é uma cadeia de lojas Cash & Carry que está presente em Angola, há 18 anos.