3
1

Nova nota de 1000 kwanzas já circula no mercado

Das notas previstas para lançamento este ano, resta apenas a de 2.000 kwanzas, que pode entrar em circulação no mercado no dia 11 de Novembro.

1
2
José Zangui
Fotografia
:
DR
José Zangui

A terceira das notas da nova família do Kwanza entrou hoje, 1 de Outubro, em circulação. Trata-se da nota de 1.000 kwanzas, disponível nos bancos e Multicaixas, desde as primeiras horas desta quinta-feira.

Das notas previstas para lançamento este ano, resta apenas a de 2.000 kwanzas, que pode entrar em circulação no mercado no dia 11 de Novembro, sendo que a de 5.000 kwanzas entra em circulação a 1 de Janeiro de 2021.

A autorização concedida pela Assembleia Nacional para a emissão de novas notas prevê as de 10.000 kwanzas, mas essa será introduzida apenas quando a situação de mercado a justificar, segundo o Banco Nacional de Angola.

O Gabinete de Comunicação do BNA, em nota de imprensa, recorda que a entrada de novas notas não significa que nos levantamentos de dinheiro deixa-se de receber as notas antigas, ainda válidas. “Há sim uma retenção das notas antigas, já usadas, as quais ao entrarem no circuito bancário já não são devolvidas”, esclareceu o BNA.

As notas de Kwanza da série de 2012 estarão em circulação até 31 de Dezembro de 2021.

7
Assine a Revista Digital - Economia & MercadoAssine a Revista Digital - Economia & Mercado