3
1

Novas notas de 500 kz já em circulação

As novas notas de 500 kwanzas foram produzidas em material de polímero (plástico), devendo chegar aos utentes, inicialmente, via terminais multicaixa.

1
2
António Nogueira
Fotografia
:
Arquivo
António Nogueira

As novas notas de 500 kwanzas, da série 2020,entram em circulação no mercado financeiro angolano a partir desta quinta-feira,17, informou, em comunicado, o Banco Nacional de Angola (BNA), assegurando que asnovas cédulas já estão disponíveis em todas as províncias do país.

De cor predominante castanha e com dimensão de126/66 mm, as novas notas de 500 kwanzas foram produzidas em material depolímero (plástico), devendo chegar aos utentes, inicialmente, via terminais multicaixa.

Trazem estampada no verso imagens da fenda da Tundavala, localizada na província da Huíla, considerada uma das sete"maravilhas" de Angola. Estas cédulas juntam-se às novas notas de 200kwanzas, que entraram em circulação a 30 de Julho último, e às outras da série2012, que se mantêm válidas.

De acordo com o director do departamento do meio circulante do BNA, Sebastião Banganga, citado pela Angop, foramdisponibilizadas quantidades suficientes de notas de 500 kwanzas às representações regionais do banco central, bem como aos bancos comerciais.

Sem precisar o volume de notas disponíveis,explicou que, por ser feriado nacional (Dia do Herói Nacional), os utentespoderão levantar as notas nas caixas automáticas. O responsável adiantou, por outro lado, que um eventual reforço das quantidades de notas disponibilizadas dependerádas solicitações feitas pelos próprios bancos comerciais.

Depois da entrada em circulação das notas de200 e de 500 kwanzas, deve seguir-se, em Outubro, as de 1.000, e em Novembro as de 2.000 kwanzas, estando previsto para Janeiro de 2021 a entrada em circulaçãoda nota de 5.000 kwanzas, em conformidade com a Lei n.º 7/20, de 30 de Março,que autoriza a respectiva emissão e colocação em circulação pelo BNA.

As notas da série 2020 têm como imagem a efígie de António Agostinho Neto, primeiro Presidente de Angola, ao contráriodas actuais que trazem o rosto de dois ex-Chefes de Estado. Estas cédulascircularão em simultâneo com as notas da série 2012, que serão retiradas decirculação, de forma gradual.

7
Assine a Revista Digital - Economia & MercadoAssine a Revista Digital - Economia & Mercado