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Novo PCA da EPAL encontra “duas batatas quentes por arrefecer”

José Zangui
9/2/2022
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Foto:
DR

Manuel Silva da Cruz é o novo Presidente do Conselho de Administração da EPAL, e encontra dois desafios: recuperar a elevada dívida dos clientes e amainar os trabalhadores insatisfeitos.

A dívida dos clientes da Empresa Pública de Águas de Luanda (EPAL), em 2021, estava avaliada em 100 mil milhões de kwanzas (188 milhões de dólares ao câmbio actual), segundo dados da empresa.

O Estado é o maior devedor, apesar de não demonstrar a percentagem. A situação descrita, segundo a empresa, tem criado constrangimentos, dificultando a implementanção de novos projectos.

Já os trabalhadores, estão constantemente em greve, a última, foi há cerca de três meses, concretamente, em Dezembro.

Os trabalhadores da EPAL reivindicam o pagamento regular dos salários, melhores condições laborais, assistência médica e seguro obrigatório contra acidentes de trabalho e doenças profissionais.

Apesar dos constragimentos, entre as 10 empresas de águas e saneamento que apresentaram contas ao Instituto de Gestão de Activos e Participações do Estado (IGAPE), em 2019, a EPAL, que abastece a província de Luanda, é a que maior volume de negócios apresenta. Em 2019, por exemplo, liderou o sector com um volume de negócios de cerca de 28,82 mil milhões kwanzas( 52 milhões de dólares) correspondentes a cerca de 80% do total do sector de distribuição de água no país.