3
1

Novo PDN a caminho: Sector privado vai ser "carro chefe" da diversificação da economia

Redacção_E&M
1
2
Foto:
DR

Em fase de elaboração, o novo Plano de Desenvolvimento Nacional (PDN 2023-2027) deverá ter o sector privado como “joia da coroa”. A International Finance Corporation (IFC) vai dar suporte.

No encontro entre a delegação angolana, encabeçada pela Ministra das Finanças, Vera Daves de Sousa com Makhtar Diop, Director Geral do International Finance Corporation (IFC), ficou certo de que Angola deve ter um IFC mais actuante e com um portfólio crescente para que o sector privado possa sentir de modo mais prático o impacto da agenda de cooperação que Angola possui com a instituição.

A prioridade nessa agenda de cooperação é o desenvolvimento do agronegócio para ajudar o país a reduzir a dependência da importação de alimentos e a insegurança alimentar, sem descurar os apoios para o desenvolvimento de investimentos privados nos sectores da indústria transformadora, energia, infraestruturas, educação, saúde, sendo que o sector privado deve ser o "carro chefe" do desenvolvimento preconizado pelo PDN.

Ficou também em perspectiva de realização de uma visita do director geral do IFC à Angola, já no próximo ano, para que possa de perto inteirar-se dos desafios e oportunidades do país para fazer do sector privado o pilar estratégico do desenvolvimento económico.

Angola tem sido muito elogiada pelas instituições de Bretton Woods, pelo facto de ser enormemente competente e bem-sucedida no conjunto de medidas económicas que tomou ao longo desse período, que culminaram nos “pequenos grandes avanços” registados na economia nacional.