3
1

Novo recorde da BODIVA ultrapassa os 1,187 mil milhões de Kwanzas

Cláudio Gomes
1
2
Foto:
DR

A Bolsa de Dívida e Valores de Angola (BODIVA) registou de 1,194 mil milhões de Kwanzas, ultrapassando o alcançado em Dezembro de 2020 fixado em 1,187 mil milhões de Kwanzas.

Em nota distribuída esta semana, A Bolsa de Dívida e Valores de Angola (BODIVA) – Sociedade Gestora de Mercados Regulamentados, SA, informou que o recorde em termos de montante anual negociado foi alcançado na sexta-feira, 4 de Novembro.

Segundo o documento a que a Economia & Mercado teve acesso, as Obrigações do Tesouro não Reajustáveis (OTNR) e as Obrigações com indexação ao Dólar (OTTX) foram os instrumentos mais transaccionados, representando 78.04% e 19.44% do montante negociado. “As acções representam actualmente 1.70% do montante total transaccionado, do qual a primeira admissão à negociação em Bolsa desta tipologia de instrumentos financeiros ocorreu em Junho do corrente ano”, lê-se na nota.

O marco, conforme a exposição em referência, deveu-se a participação activa dos membros Bolsa de Dívida e Valores de Angola, a promoção de acções de literacia financeira e pela disponibilização de plataformas que facilitam o acesso aos Mercados BODIVA.

Igualmente, destaca a activação de novos segmentos de mercados como o Mercado de Bolsa de Acções (MBA) e o Mercado de Operações de Reporte (MOR), que têm permitido investimentos a curto, médio e longo prazo, assim como a diversificação de carteira de investimentos por parte dos investidores individuais e institucionais, que servem como mecanismo de financiamento quer para o Estado como para entidades privadas.

Deste modo, reafirma o seu compromisso em continuar a trabalhar com os membros, investidores e todas as pessoas que de forma directa ou indirecta, contribuem para a consolidação do Mercado de Valores Mobiliários angolano.

A Bolsa de Dívida e Valores de Angola, Sociedade Gestora de Mercados Regulamentados, S.A é uma sociedade anónima, cujo objecto social consiste na gestão dos mercados regulamentados em Angola.