3
1

Obras do Terminal de Cabotagem Norte do Porto de Luanda terminam no primeiro trimestre deste ano

Redacção_E&M
5/1/2023
1
2
Foto:
DR

As obras do Terminal de Cabotagem Norte do porto de Luanda apresentam 60% de execução, estando previsto o seu término para o primeiro trimestre de 2023, informa uma nota do Ministério de tutela.

O novo terminal começa a receber passageiros a partir do segundo trimestre deste ano, conforme constatação feita esta semana pelo ministro dos Transportes, Ricardo D'Abreu, ao Terminal de Cabotagem Norte do Porto de Luanda.

Depois de concluída, lê-se, a infra-estrutura facilitará a ligação via marítima entre as províncias de Luanda, Zaire e Cabinda, bem como aumentará o transporte de pessoas e mercadorias em grandes quantidades (inclusive maquinaria) da capital do país para a região norte e vice-versa.

No segmento da visita, Ricardo D´Abreu passou pelo Centro de Operações do Circuito Fechado de Televisão (CCTV), instalado recentemente, que de acordo com a nota do Ministério dos Transportes, proporciona “maior controlo e segurança na jurisdição portuária”.

A concepção global do projecto resulta de um trabalho multidisciplinar com soluções adequadas à eficácia exigida para cada situação, numa relação técnico-económica, obedecendo a rigorosos padrões de qualidade e exigência, recorrendo a meios tecnológicos que irão conferir ao terminal condições de funcionalidade, conforto, ambiental, operação e manutenção de equipamentos.