3
1
PATROCINADO

OMS lança processo de elaboração da estratégia de Cooperação com Angola

Ladislau Neves Francisco
29/9/2021
1
2
Foto:
DR

A Organização Mundial da Saúde (OMS) e os seus parceiros estratégicos, procederam hoje em Luanda, ao lançamento do processo de elaboração da Estratégia de Cooperação para o período 2022 a 2026.

O objectivo é fortalecer sinergias e definir as linhas orientadoras que vão contribuir para a melhoria da saúde em Angola. Uma vez que segundo a nota que chegou a nossa redação, a Estratégia de Cooperação (ECP) representa a visão estratégica da OMS a médio prazo e deverá incorporar os desafios antigos e novos, e estar alinhada às prioridades do país definidas no Plano Nacional de Desenvolvimento Sanitário (PNDS), nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), bem como em compromissos nacionais, regionais e internacionais.

 A ministra da Saúde, Silvia Lutucuta, felicitou a OMS por ter juntado todos os intervenientes da saúde para a definição da estratégia de cooperação com Angola e aproveitou a ocasião para enfatizar o apoio crucial que tem prestado ao país, em particular para a erradicação da poliomielite e combate a pandemia da COVID19.

 Por sua vez, Djamila Cabral, representante da OMS em Angola disse que a participação activa dos diferentes actores que intervêm no sector da saúde durante a cerimónia de lançamento do processo de elaboração da Estratégia de Cooperação com Angola, é uma manifestação do apoio incondicional e compromisso de todos para a melhoria da saúde dos angolanos.

 A Estratégia de Cooperação da OMS é uma ferramenta poderosa que promove o diálogo para além do sector da saúde, permite aos parceiros estratégicos identificar os constrangimentos a nível do sector da saúde, colocar Angola no centro de trabalho da OMS e desenvolver um plano que priorize a assistência técnica para as áreas mais críticas do Sistema de Saúde.