3
1

Ontem, hoje e o amanhã do Porto do Lobito publicado em livro

Cláudio Gomes
1
2
Foto:
DR

Os 94 anos de existência da unidade portuária estão agora registados no livro “Nós, O Porto do Lobito – Ontem, Hoje e Amanhã”, que narra a história da unidade portuária da província de Benguela.

O livro será publicado nesta quinta-feira, 10 de Novembro, pelo Conselho de Administração da empresa, de acordo com uma nota a que a Economia & Mercado teve acesso hoje, terça-feira, 9, tendo como “pano de fundo” a celebração dos 94 anos de existência da estratégica unidade portuária para o Corredor do Lobito.

Trata-se de um livro que se configura num “manual de história”, informa o documento em referência, que de acordo com a nota, não só relata sobre o percurso do Porto do Lobito, mas também as suas reais implicações no desenvolvimento da própria cidade do Lobito, do Caminho de Ferro de Benguela, do Corredor do Lobito, e impacto directo na economia local, regional e até mesmo internacional. “Uma publicação recheada de ilustrações, dados estatísticos e testemunhos que ajudarão a descrever a história do Porto do Lobito e do País”, salienta.

Segundo o documento, o livro está repleto de histórias narradas, em muitos casos, por figuras ligadas ao desenvolvimento da empresa. “O livro destaca dois períodos distintos do desenvolvimento do Porto do Lobito. Por um lado, o seu “Passado”, que compreende o período colonial, desde a origem e criação do Porto, até 1975. E por outro lado, o “Presente” que trata o período contemporâneo, pós-independência, também este caracterizado por grandes desafios”, lê-se na nota.

Já sobre a abordagem ligada ao “Futuro” do Porto do Lobito, o documento informa que a narração patente nas páginas do livro faz menção, sobretudo, “à ambição de transformar o actual modelo de Porto Operador num modelo de Porto Senhorio”.

Neste livro, realça o documento, o Conselho de Administração do Porto do Lobito em actividade presta também um tributo às lideranças anteriores com destaque para as figuras ligadas às direcções gerais, numa primeira instância, e posteriormente aos conselhos de administração.

O Porto do Lobito – E.P. é uma empresa pública de grande dimensão, dotada de personalidade jurídica, autonomia e poder administrativo, financeiro e patrimonial.

Localizado numa baia profunda de águas naturais, com aproximadamente 5 km de comprimento, 600 metros na entrada e quase 1,5 km na parte mais larga, regista fundos entre 15 e 36 metros, sendo 1,90 m a maior amplitude de maré.