3
1

Os organismos colectivos podem aumentar capital na economia

Os Organismos de Investimentos Colectivos (OIC), poderão aumentar o seu capital na economia nacional com a entrada em funcionamento da bolsa de valores, no segmento da dívida corporativa.

1
2
Cláudio Gomes
Fotografia
:
DR
Cláudio Gomes

De acordo com Jornal de Angola, que cita o director do gabinete de estudos estatísticos do Ministério das Finanças, Osvaldo João, o aumento destas iniciativas poderá aprofundar a sua participação no mercado de valor mobiliário e na economia nacional, sendo que existem apenas 10 fundos e duas sociedades de investimentos.

Estas declarações foram feitas por este responsável a margem do segundo fórum de Mercados de Capitais, onde disse que a capacidade das sociedades de investimentos vai contribuir para dinamização da economia real em função dos fundos de investimentos ligados ao arrendamento habitacional, loteamento, exploração agrícola, pecuária, rentabilidade urbana e  exploração industrial.

Na sequência, Osvaldo João explicou que o aprofundamento do mercado do valor mobiliário vai melhorar e enriquecer o ambiente de negócios, estimular a criatividade empresarial e o fomento do empreendedorismo local.

Sobre o programa de privatização, com inicio previsto para 2019, Osvaldo afirmou que vão aumentar os recursos financeiros do sector empresarial, contribuir para o desenvolvimento do mercado de capitais e promover a redução do peso da dívida na economia nacional.

Contudo, acrescentou que o programa de privatizações em bolsa vai promover a redução do peso do Estado na economia, impulsionar o fomento e o reforço da actividade empresarial, promover a concorrência e a competitividade, assim como a eficiência da economia nacional. Concluindo, sublinhou que o mercado mobiliário vai relançar à economia outra vertente.

7