3
1

PAC aprova projectos avaliados em mais de 71 mil milhões de Kwanzas

Redacção_E&M
21/12/2022
1
2
Foto:
DR

Foram aprovados 1 807 projectos, dos quais 1 093 financiados e 714 aguardam os desembolsos, de acordo com uma nota publicada hoje pelo Ministério da Economia e Planeamento (MEP).

O documento disponibilizado hoje, terça-feira, 20, informa que o Programa de Apoio ao Crédito (PAC) tinha como meta inicial a aprovação de 1 000 projectos, tendo em conta a procura de financiamento, foram aprovados mais 807 projectos de crédito.

Por essa razão, realçou o secretário de estado para Economia, Ivan Marques dos Santos, em 2023, o PAC será capitalizado com mais de 71 mil milhões de kwanzas para financiar projectos de jovens e mulheres que residem fora de Luanda, visando garantir a redução das assimetrias regionais.

De acordo com os dados do MEP, dos mais de 71 mil milhões de Kwanzas a disponibilizar, 45 mil milhões já foram desembolsados, com a agricultura a liderar com 413 projectos, comércio e distribuição com 268, a pecuária com 146, a indústria transformadora 106 e as pescas com 82 projectos.

Segundo o departamentoministerial, a partir do próximo ano, o Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA)fará o acompanhamento dos projectos financiados, que têm um período de carênciade 15 meses. Os primeiros deverão ser reembolsados em Agosto de 2023.

O Projecto de Apoio ao Crédito (PAC) insere-se no Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição de Importações (PRODESI), aplica-se aos projectos de investimento que contribuam, directa ou indirectamente, na produção interna.