3
1

País regista mais 4 casos de Covid-19

As autoridades sanitárias angolanas registaram, ontem, quinta-feira, 28, mais quatro casos positivos de Covid-19, elevando, assim, para 77 o número de pessoas infectadas pela pandemia.

1
2
Fotografia
:
DR

Segundo o secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda, que prestava esclarecimento da situação da doença no país, na habitual actualização de dados, disse tratar-se de quatro casos de transmissão local.

Todos infectados, de acordo com Franco Mufinda, são residentes do bairro Hoje Ya Henda, município do Cazenga, envolvendo o “caso 31”, ligado a um cidadão da Guiné Conacry que não cumpriu a quarentena domiciliar.

Dos 77 casos positivos, explicou, 49 são de transmissão local, com quatro óbitos, 18 recuperados, 55 activos, entre os quais um requer atenção especial.

Por outro lado, o país recebeu, igualmente nesta quarta-feira, mais 150 ventiladores não invasivos, que serviram para auxiliar o tratamento de doentes graves da Covid-19.

Os aparelhos de ajuda respiratória fazem parte de um lote de 26 toneladas de material diverso de biossegurança e hospitalar, adquirido pelo Estado angolano no quadro do reforço das medidas de prevenção e combate à Covid-19, segundo adiantou a Angop.

Para além dos ventiladores, salienta, chegaram máscaras cirúrgicas, máscaras N95 (de uso corrente), mais de 100 kits de fatos de biossegurança, óculos, camas tripartidas, batas e luvas, dentre outros materiais gastáveis.

Para o secretário de Estado para a Área Hospitalar, Leonardo Inocêncio, disse, no acto de recepção dos equipamentos, no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, em Luanda, que os ventiladores, aliados aos já existentes no país, vão aumentar a capacidade de resposta.

Como se não bastasse, anunciou a chegada, para os próximos dias, de mais 150ventiladores não invasivos, parte integrante das 380 toneladas compradas pelo Governo angolano à República da China.

A transportadora aérea angolana (TAAG), segundo o dirigente, continuará a proceder a transportação do material e seguidamente distribuído pelas 18 províncias do país.

7