3
1
PATROCINADO

Papel das telecomunicações na inclusão digital e financeira debatida amanhã

Cláudio Gomes
29/11/2022
1
2
Foto:
Carlos Aguiar

A revista Economia & Mercado promove, amanhã, quarta-feira, 30, uma análise sobre os avanços e os desafios da digitalização e os factores que condicionam o acesso aos serviços de comunicação do país.

Subordinado ao tema “Telecomunicações como Factor de Inclusão Digital e Financeira”, a V Conferência E&M sobre Transformação Digital decorrerá a partir das 8:30 no Hotel Epic Sana, em Luanda, onde reunirá especilaistas nacionais e estrangeiros, bem como gestores e decisores políticos dos sectores das telecomunicações, banca, seguros, energias, entre outros.

De acordo com uma nota da organização, os especialistas do sector das telecomunicações, finanças e gestores públicos passarão em revista os avanços e os desafios da digitalização no país, no contexto da inclusão digital, financeira e social dos angolanos.

Na mesa redonda "Desenvolvimento e acesso às comunicações como factor para a digitalização", lê-se, algumas das principais empresas de telecomunicações angolanas discutirão as perspectivas a médio e longo prazo para esta indústria. “Abordarão também temas prementes, como a regulação do sector, investimentos em infra-estrutura e capital humano, penetração de serviços ou o custo de acesso às comunicações”, pode-se ler no documento consultado pela Economia & Mercado.

Já as questões sobre a inclusão financeira, segurança de dados e soluções tecnológicas disponíveis no mercado, serão objecto de debate no painel “Os desafios da digitalização no sector financeiro em Angola”, do qual participarão representantes da banca e do sector de seguros, que farão também uma análise sobre os custos da digitalização no sector financeiro versus rentabilidade dos canais digitais.

Segundo a nota, o factor social não ficará de fora da análise dos participantes da conferência. “Os desafios da aplicação do ‘serviço universal’ e da ‘tarifa social da Internet’ no contexto angolano estarão em cima da mesa, como possíveis formas de acelerar o processo de inclusão digital das famílias com baixos rendimentos ou necessidades sociais especiais”, informa o documento.

A Revista Economia & Mercado, de periodicidade mensal, é uma publicação de referência orientada para a informação económica, empresarial e financeira, mas também para a generalidade dos acontecimentos que mais impactam a economia e a sociedade angolana. Está há 21 anos no mercado das publicações em Angola e há três anos em Moçambique. Acompanha a dinâmica de desenvolvimento e crescimento económico, social e político do país, tendo hoje um papel incontornável na análise da realidade nacional e na informação que, mensalmente, disponibiliza aos seus leitores e ao público em geral, agora em formato digital e em Português e Inglês. Está entre as mais lidas do seu segmento editorial.