3
1

Petróleo comercializado a 63,30 dólares por barril

Após um longo período a ser negociado em baixa, nos últimos dias, para as entregas de Abril deste ano, o barril de petróleo (Brent) tem sido comercializado ao preço médio de 63 dólares.

1
2
Cláudio Gomes
Fotografia
:
DR
Cláudio Gomes

Após a abertura da sessão na segunda-feira, 15 de Fevereiro, onde o preço do produto fixou-se nos 63,30 dólares, ao longo do dia as variações ocorridas fixaram em torno dos 62,94 e 63,70 dólares.

De acordo com o Jornal de Angola, que cita declarações do vice-primeiro-ministro russo, Alexander Novak, o mercado global de petróleo está a caminho de recuperação e que o preço do barril este ano pode atingir uma média de 45 a 60 dólares.

Segundo o jornal diário, a confiança revelada pelo mercado está em alinhamento com as previsões de analistas, que avançaram a possibilidade de o barril atingir o preço de 70 dólares ou talvez um pouco mais acima até ao final do ano.

Para países exportadores como é o caso de Angola, esta é, certamente, uma boa-nova, uma vez que com um preço referência no OGE/2021 de 35 dólares, o actual cenário desenha um exercício económico superavitário, ao que se acresce os acordos de alívio da dívida alcançados junto dos principais credores.

A Rússia é o maior produtor do grupo OPEP+ e com um posicionamento geoestratégico bastante relevante no mercado petrolífero.

7
Assine a Revista Digital - Economia & MercadoAssine a Revista Digital - Economia & Mercado