3
1
PATROCINADO

Petróleo negoceia nos 58 dólares

Redacção_E&M
8/2/2021
1
2
Foto:
DR

O barril de Brent, referência para as exportações petrolíferas angolanas, abriu a semana a negociar nos 59,56 dólares, informam os dados do mercado disponibilizados nos sites internacionais.

O valor de venda do Brent no mercado internacional está a ser motivo de elevadas expectativas para os produtores, uma vez que olham os preços a subir e descer sucessivas vezes.

De acordo com o Jornal de Angola, a variação baseia-se, nos últimos tempos devido as respostas que os governos dão aos focos das novas estirpes da Covid-19.

Entretanto, avança o diário nacional, a cronologia das negociações listadas pelo especialista "Investing.com" mostram que desde o início do ano até ao momento, a maior alta registada foi de 55,99 dólares, a 8 de Janeiro.

Contudo, sublinha, o valor mais baixo nas encomendas até aqui foi observado também em Janeiro, isto no dia 7, quando o mercado vendia a 54,38 dólares.

Assim, de acordo com dados consolidados, a média é de 56,27 dólares, como resultado de uma alta de 59,79; baixa de 53,94; diferença de 5,85 dólares.

Neste sentido, informa o Jornal de Angola, a variação percentual posiciona-se nos 9,28%, sendo que Angola adoptou no OGE/2021 um preço conservador de 39 dólares como referência, o que resulta num saldo superavitário nas contas do país.

O Jornal de Angola dá a conhecer também, citando dados da AGT e de especialistas do mercado, que avançaram que nas vendas de petróleo o Estado fica com cerca de 30% dos lucros das operações petrolíferas.

Em Março deste ano, a Petroangola, uma empresa angolana especializada no estudo do mercado nacional e internacional de petróleo, realiza, em Luanda, mais uma edição do fórum "Banca Oil & Gas” com participações de entidades estrangeiras.