3
1

PIIM dá luz verde a projectos sociais no Zango

O distrito do Zango, situado no município de Viana, foi contemplado com financiamento do PIIM, que permitirá a concretização de projectos de impacto social, anunciou Euclides da Costa.

1
2
Fotografia
:
Carlos Aguiar

Segundo o administrador distrital, em entrevista à Economia & Mercado (E&M) o para 2020, o Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM) assegurará a conclusão das obras do Hospital do Zango, unidade que permitirá o dobro da capacidade de atendimento em serviços hospitalares no distrito.

Ainda no Zango, de acordo com o administrador, já foi identificada a área em que será erguido o novo Hospital Geral de Viana, precisamente nas imediações da centralidade do Zango 5. A proposta, acrescentou, foi remetida para análise superior do Governo da Província de Luanda.

Euclides da Costa informou, à E&M, que, no âmbito do PIIM, estão agendadas obras de acabamentos de uma escola com 12 salas no Zango 2, um centro de saúde e uma esquadra policial no Zango 3B. “São estes os projectos que serão executados durante o ano económico 2020. Todos surgem no âmbito da melhoria das condições de vida da população”, sublinhou, sem avançar orçamentos ou o grau de execução das obras.

Entretanto, há várias infra-estruturas do distrito do Zango que aguardam financiamentos, como é o caso do projecto de abertura de duas novas vias de acessos ao distrito, o que também beneficiaria os distritos vizinhos do Calumbo, Baia, Kikuxi e Viana Centro, conforme afirmou Euclides da Costa.

“Temos apenas uma entrada, o que dificulta muito a mobilidade dos moradores”, desabafou, assegurando que, da parte das autoridades locais já foi manifestada a necessidade de se abrirem mais duas vias para melhorar o acesso dos cidadãos e atrair investidores para o distrito.

“A dificuldade na cabimentação do referido projecto consubstancia-se na actual situação económica que o país vive”, justificou, acrescentando que não há uma previsão para a cabimentação das mesmas infra-estruturas”.

O responsável informou que se pretende abrir dois eixos rodoviários, nomeadamente um à esquerda e outro à direita da actual estrada que liga o distrito do Zango às zonas circunvizinhas. Ou seja, esclareceu, a primeira via seria aberta próximo da entrada da centralidade do Zango 0, enquanto a outra via seria aberta nas imediações do Risort Bantu.

Os dois eixos ligariam a Avenida Fidel de Castro à centralidade Zango 5. “São propostas que temos estado a levantar nos diferentes fóruns em que participamos”, disse.

Leia mais na edição de Abril de 2020

Economia & Mercado – Quem lê, sabe mais!

7
Assine a Revista Digital - Economia & MercadoAssine a Revista Digital - Economia & Mercado