3
1

PIIM financia reabilitação de escolas no Tômbwa

Mais de 700 crianças, no município do Tômbwa, província do Namibe, vão aprender a ler e a escrever a partir do ano lectivo 2021, caso as obras de reabilitação de quatro escolas sejam concluídas.

1
2
Redacção_E&M
Fotografia
:
DR
Redacção_E&M

Enquadradas no âmbito do Programa Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), a consignação das empreitadas teve lugar recentemente na localidade e contou com a presença do governador da província do Namibe, Archer Mangueira. Ao intervir no acto de entrega das obras, o governante pediu aos empreiteiros responsabilidade no que respeita ao cumprimento dos prazos acordados.

Orçadas em 293.165.739 Kwanzas, com este investimento o município vai aumentar mais de 10 salas de aulas ao número de salas existentes.

Apesar do investimento público, segundo a Angop, mais de 200 alunos correm o risco de permanecer fora do sistema normal de ensino, uma vez que estima-se que o município tenha mais de mil alunos fora do sistema de ensino.

Ainda no âmbito do PIIM, o município do Tômbwa conta com 11 projectos ligados  aos sectores da saúde, educação, saneamento básico e água, cuja execução está avaliada em 716 milhões, 490 mil e 483 Kwanzas.

Neste sentido, está igualmente previsto a abertura de um concurso público para a construção e apetrechamento de um complexo residencial para professores e enfermeiros, construção de uma escola de 12 salas e outra de sete salas. Outras instituições de ensino aguardam reabilitação como as escolas Rei Mandume, 17 de Junho, 8 de Dezembro, a escola do Ensino Primário Curoca.

O município do Tômbwa dista a 93 quilómetros e  possui mais de 50 mil habitantes, na sua maioria pescadores.

7