3
1
PATROCINADO

Plateia do FESTIPUB quer mais eventos semelhantes

Isabel Bernardo
4/5/2021
1
2
Foto:
Carlos Aguiar

O Festival de Publicidade, veio reforçar a união do sector da Comunicação empresarial através da aposta em partilhas de conhecimentos e premiações de anunciantes, agências, produtoras e estúdios.

Tão logo que terminou a 1ª Edição do FESTIPUB, que aconteceu durante três dias, a plateia, organização, marcas, estudantes e profissionais da área, bem como o corpo de jurado, já esperam ansiosamente pela próxima edição, em 2022.

Depois de vários meses de trabalho árduo para a produção do referido evento, a organização encerra o festival com balanço positivo e promessa de voltar com ainda melhor qualidade e, claro, com a melhoria dos aprendizados necessários de uma primeira edição.

Plateia FESTIPUB

Importa referir que, os primeiros dois dias foram dedicados a Masterclasses sobre diferentes temas ligados ao marketing, publicidade e comunicação com 28 profissionais que partilharam testemunhos e conhecimento. Já terceiro, foi dedicado à premiação, após análise das 331 candidaturas recebidas e avaliadas pelo corpo de jurados FESTIPUP.

O destaque de premiados vai para a agência Executive Angola que conquistou o Grande Prémio FESTIPUB com a campanha “O Regresso das Lendas” para o cliente Unitel. A agência Boost arrecadou o prémio Platina de Agência do Ano e a Team Films foi considerada pelo corpo de jurados a produtora do ano 2020, também nos prémios Platina. A concurso estiveram também dois prémios cuja avaliação foi feita por votação aberta ao público – BAI Directo arrecadou o prémio de Plataforma Digital do Ano e os Lives E-kwanza o prémio de Evento do Ano, ambos Prémios Platina.

Agência Executive Angola leva 3 grandes prémios

“É importante do ponto de vista social e económico Angola organizar estes eventos, pois o sector da Publicidade é lucrativo”, revela Isabel Fernandes, DG da agência Executive Angola.

A detentora de dois prémios ouro e o grande prémio do Festival, acrescenta que, “O grande desafio é trabalhar para a eficácia da empresa, mas acima de tudo para continuarmos a ser uma agência de referência, criativa que forma novas pessoas e que ganhe muitos prémios”.

Já Baby Baptista, directora de Produção da Team Films acha importante o incentivo e o reconhecimento dos profissionais, mas acima de tudo não é um desafio. “Nós trabalhamos para ser melhor naquilo que fazemos com satisfação a cada dia que passa”.

Equipa da agência BOOST

O director da agência Boost, João Graça, disse que o segredo do sucesso está em 95 porcento de transpiração e 5 de inspiração. “Ter clientes que confiam em nós, bons pedidos, ter um marketing que sabe aonde quer ir com as suas marcas, nós damos o nosso talento para atingir o topo”.

João acredita que eventos como o FESTIPUB obrigam os empresas  a darem uma pausa para ver aquilo que já está feito, o que pode ser feito da melhor forma, reflectir sobre aquilo que foi feito.

Para Bruno Magalhães, Director-Geral do FESTIPUB “a primeira edição do FESTIPUB superou as nossas expectativas. Nos primeiros dias dois tivemos uma adesão superior à que esperámos nas Masterclasses e isso revela-nos que os temas debatidos estão realmente enquadrados no que os estudantes e profissionais procuram do ponto de vista de informação e conhecimento sobre este sector. Foi uma maratona de partilha de conhecimento” adiantando também que “no Evento de Premiação, penso que conseguimos mostrar que o FESTIPUB chegou para ficar, temos essa ambição e desejo”.

O corpo de jurados FESTIPUB Edição 2021 foi constituído por Claudio Chocolate, António Páscoa, Pedro Diogo Vaz, Isabel Fernandes, Manuel Padrão, Luisa Fançony, Tchiloia Lara, Gildo Mariano, Francisco Quintino, Dalmo Silva, Mónica Almeida, Cátia Carmo, Rui Pombo, Miguel Mandele, Claudio Kiala, Carlos Guimarães, Miguel Muanda, Matias Damásio, Ricardo Sena Lopes e Pedro Soares e presidido por Edson Ataíde a quem se juntam ainda João dos Santos (Moçambique e África do Sul) e Giordanio Custódio (Cabo Verde).

A FESTIPUB é uma entidade de direito 100% angolano fundada em 2019, com experiência reconhecida na realização e produção de festivais, eventos corporativos e galas de premiações, essencialmente ligados ao sector do marketing, comunicação, publicidade e audiovisuais.