3
1

População toma de assalto centralidade de Kapari

Há mais de duas semanas que as residências da centralidade do Kapari está ocupada ilegalmente sob o olhar passivo da polícia local, que acusa a governadora provincial de estar a facilitar a evasão.

1
2
José Zangui
Fotografia
:
DR
José Zangui

Dezenas de pessoas de Luanda e Bengo ocuparam ilegalmente parte da centralidade do Kapari, município do Dande, na província do Bengo, ante a passividade da Polícia local que está a ser acusada de cobrar dinheiro para facilitar o processo.

Trata-se de cerca de 100 apartamentos do bloco 8, até então desocupados, alagamento porque a empresa chinesa que construiu a centralidade, no âmbito do Programa Nacional de Urbanismo e Habitação, ainda não entregou oficialmente, a mesma ao Fundo de Fomento Habitacional, entidade do Estado que gere as centralidades.

Alguns moradores que já residem naquela centralidade, há anos, porque não terem conseguido residência em outras centralidades onde haviam concorrido, acusam o Comandante da Polícia do Kapari, identificado apenas por Faria, de ser o facilitador das evasões, em troca de valores que rondam entre os 300 e 600 mil kwanzas.

Este por sua vez, contactado pela Economia&Mercado (E&M), apontou o dedo a governadora provincial do Bengo, Mara Quiosa de ser a entidade que autorizou 50 jovens, a ocuparem as residências, mesmo sem qualquer contrato com o Fundo de Fomento Habitacional.

“A situação não é de hoje, inclusive já prendemos pessoas mas quando a apresentadas Procuradoria-Geral da República são inocentados”, disse, o responsável da Polícia local.

Entretanto, a governadora demarcou-se do seu envolvimento na ocupação ilegal de residências e, em declarações a E&M, prometeu processar judicialmente o Comandante da Policia do Kapari, por difamação e calúnia.

Já passam mais de duas semanas desde que ocorrerem as últimas ocupações e a polícia mostra-se impotente em retirar os invasores das residências.

7
Assine a Revista Digital - Economia & MercadoAssine a Revista Digital - Economia & Mercado