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Porto de Cabinda quer inscrever nome no hub de transshipment de carga regional

Agostinho Rodrigues
10/2/2023
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Foto:
DR

O porto celebrou 61º aniversário e enfrenta dificuldades de ordem financeirapor insuficiência de verbas.

O Porto de Cabinda tenciona tornar-se num hub de transshipment de cargaregional, devido o posicionamento geográfico privilegiado.

Um “porto hub” é usado exclusivamente para a movimentação de contêineres. Essetipo de porto concentra grande quantidade de carga por ter característicasdiferenciadas, como posição geográfica estratégica, maior profundidade ecapacidade adequada para atender a navios de maior porte. Os hubs possuemrelação directa com outros tipos de portos.

O desejo faz parte de um leque de desafios do Porto de Cabinda de que ressaltaà vista a melhoria do desempenho operacional como resultado  dosinvestimentos feitos, para a execução dos projectos estruturantes, com destaquepara o terminal das águas profundas do Caio.

Para materialização deste desafio, o Porto de Cabinda propõe-se a construir deraiz novas infra-estruturas para a atracação de navios e movimentação de cargase passageiros (Cais Quebra - Mar, Rampa para Barcaças Ro-Ro, Rampa para FerryBoat e Terminal Marítimo de Passageiros); imigrar para digitalização de todo oprocesso de desembaraço da mercadoria com a implementação da JUPII (JanelaÚnica Portuária); aquisição de equipamentos para a movimentação vertical ehorizontal de cargas, com enfoque para uma grua móvel com lança telescópica;uma empilhadeira para contentores cheios ( Reach- stackers); uma empilhadeirapara cargas (Fork- Lift); dois tractores do terminal portuário; igualmente doisatrelados do terminal portuário; rebocador portuário.

O porto, carece entre outros desafios, de um  guindaste móvel e decapacitação do Capital Humano.

Tipo de cargaVocacionado em mercadoria contentorizada e fraccionada,este porto movimentou um volume médio de carga anual: Tráfego de contentores:11.623;Tráfego de Teu´s : 14.833; Tráfego de carga : 161.386 (ton).

No que toca aos indicadores financeiros, em 2021 o porto arrecadou5.269.596.955, 58 Kz, ao passo que no ano de 2022 os proveitos negativos foram3.881.135.619,65 Kz.

"Aparentemente o ano de 2021 foi mais lucrativo, mas isso é assim por quena receita de 2022 não está reflectido o valor da facturação sobre a cargamanipulada nos dois últimos meses, cujo os recebimentos só aconteceram emJaneiro de 2023", diz em exclusivo a revista Economia & Mercado àdirecção do porto.

Enquanto isso, o ministro dos Transportes, Ricardo D’Abreu, garantiu estasemana, honrar os compromissos de "curto e médio e longo prazos" noâmbito do caderno reivindicativo.  

Numa mensagem ao Porto de Cabinda que celebrou o 61º aniversário, Ricardo VeigaD’Abreu considerou que “esta comemoração tem um sabor especial, pelo facto daadministração e o sindicato dos trabalhadores terem concluído, com êxito, anegociação do Acordo Colectivo de Trabalho”.

Os trabalhadores reivindicavam aumento salarial de 25%, criação de uma cestabásica, subsídios de turno, arrendamento e abono familiar, e um plano de saúdecondigno para o trabalhador e a sua família.