3
1

Portugal e China entre os maiores investidores em Angola

Portugal e a China lideraram em número e valor de propostas de investimentos apresentadas por empresas estrangeiras, em 2019, à agência angolana de Investimento Privado e Promoção das Exportações.

1
2
Redacção_E&M
Fotografia
:
DR
Redacção_E&M

A informação foi avançada recentemente, em Luanda, pela administradora para a área de captação de investimentos, Sandra Dias dos Santos, à margem do primeiro Fórum Empresarial, realizado no âmbito da Feira de Negócio dos Município de Luanda, promovido pelo Governo da Província de Luanda (GPL) em parceria com o Ministério do Comércio (MINCO).

Na ocasião, a responsável disse que a Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações (AIPEX) recebeu, desde o início deste ano, 189 propostas de investimento que contemplam a criação de 1800 postos de trabalho.

A administradora disse ainda, segundo o portal Macauhub, que entre as empresas estrangeiras, Portugal apresentou 19 propostas no valor de sete milhões de dólares, a China seis propostas avaliadas em 176 milhões de dólares, enquanto que a Eritreia apresentou cinco propostas no valor de cinco milhões de dólares.

Sandra Dias dos Santos referiu, no entanto, que a maior parte das propostas teve origem em empresas angolanas, a que se seguiram as parcerias entre empresas estrangeiras e angolanas.

7