3
1
PATROCINADO

PR garante novas infra-estruturas militares

Fernando Baxi
16/10/2023
1
2
Foto:
DR

O Presidente da República de Angola, João Lourenço, anunciou, durante o discurso à nação, a construção de infra-estruturas nos domínios da defesa e segurança.

De acordo com João Lourenço, que discursou na Assembleia Nacional (AN) na condição de Chefe de Estado, foram aprovadas, no presente ano fiscal, a construção de hospitais militares nas províncias de Luanda, Cabinda, Huambo e Moxico.

O novo hospital militar de Luanda (assegurou o Presidente da República, no acto que marcou a abertura do 2º ano parlamentar da 5ª legislatura) terá a categoria de principal e vai comportar 200 camas. Os das outras províncias serão regionais com capacidade para 100 camas cada um.    

Também foi aprovada a requalificação do hospital militar principal que já está em curso com 320 camas. “Esta capacidade hospitalar vai certamente contribuir para a melhoria da assistência médica e medicamentosa dos efectivos dos órgãos de defesa e segurança”, disse.

Ainda estão em curso, segundo o PR, a construção do Centro Nacional de Coordenação e Vigilância Marítima na província de Luanda; a requalificação da Base Naval do Soyo, assim como a elaboração de estudos e a criação de condições para o arranque dos Centros Regionais de Coordenação e Vigilâncias Marítima do Lobito e Namibe.

Igualmente no âmbito da defesa e segurança, forma adquiridos seis barcos de patrulha SHI32, DV-15, e estão em curso a compra de mais onze equipamentos, “acções que permitirão a implementação do sistema de coordenação e vigilância marítima”.

A fábrica de produção de uniformes militares, disse no acto que se realizou a 16 de Outubro de 2023, arrancou com uma capacidade instalada para a produção de 22 mil uniformes por mês. Numa primeira fase, continuou, vai produzir pelo menos 70 mil fardas de campanha, o que vai reduzir a importação.