3
1

PRA-JA é a nova ‘casa’ de Abel Chivukuvuku

Abel Chivukuvuku anunciou hoje, sexta-feira, em Luanda, a sua nova força política, o Partido de Renascimento Angolano - Juntos por Angola, (PRA-JA), com o qual pretende vencer as eleições gerais.

1
2
José Zangui
Fotografia
:
DR
José Zangui

O político angolano de 62 anos, Abel Epalanca Chivukuvuku que ocupou por mais de 30 anos posições de destaque na UNITA, tendo abandonado este partido, em 2012, para criar a Convergência Ampla de Salvação de Angola - Coligação Eleitoral (CASA-CE) divulgou o nome e a bandeira da sua nova formação política - Partido de Renascimento Angolano - Juntos por Angola, (PRA-JA), com o qual pretende concorrer nas autarquias previstas para o próximo ano.

O acto constitutivo da força partidária do antigo liderda Convergência Ampla de Salvação de Angola - Coligação Eleitoral (CASA-CE) contou com a presença de mais de 300 delegados de todo o país.

A escolha da bandeira e do nome foi feito por votação, pois a comissão organizadora apresentou duas propostas de bandeira e igual número para o nome.

Depois desse passo, segundo Chivukuvuku, o partido vai trabalhar na recolha de assinaturas, para depois remeter o processo de legalização ao Tribunal Constitucional.

Nas suas primeiras palavras, o político anunciou também, para este ano, a realização do primeiro congresso do partido. Dado o número de seguidores, Abel Chivukuvuku disse não ter dificuldade reunir o número de assinatura exigido por lei.

A Lei dos Partidos Políticos estabelece, para a legalização de uma formação política, 7.500 assinaturas, a nível nacional,sendo que em cada província são necessários 150 assinantes.

Abel Chivukuvuku liderou a CASA-CE desde a sua fundação, em 2012, depois da sua saída da UNITA. Natural da província do Huambo foi afastado da coligação em 2019 e esta semana do Conselho da República, na sequência de divergências com os demais integrantes da formação partidária.

7