3
1
PATROCINADO

Prémios Sirius prepara recomendações para operadores económicos

Cláudio Gomes
21/11/2023
1
2
Foto:
DR

A presidente da Mesa do Júri dos Prémios Sirius disse que vai partilhar um conjunto de recomendações de melhoria operacionais e de gestão com todos os agentes económico.

Ana Dias Lourenço, que foi reconduzida ao cargo de presidente da Mesa do Júri dos Prémios Sirius, disse hoje, segunda-feira, 20, em Luanda, que a medida é o entendimento da Mesa de Júri relativamente ao contributo no desenvolvimento das organizações que operam no mercado nacional.

“Aproveito para partilhar que em resultado do esforço de análise feito pelo Júri na edição passada dos Prémios Sirius, o mesmo entendeu ser relevante preparar e partilhar com todos os agentes económicos um conjunto de recomendações de melhoria operacionais e de gestão, os quais se encontram também partilhar no site dos Prémios Sirius”, afirmou a Primeira Dama da República.

Por outro lado, Ana Dias Lourenço referiu que o júri irá, novamente, deliberar sobre a atribuição de um Prémio Especial que visa destacar uma área de valor basilar na sociedade angolana. “Esta atribuição de prémio irá resultar de um processo de deliberação directo”, sublinhou a presidente ao discursar para os jornalistas e demais convidados.

Segundo a interlocutora, a importância de continuar a distinguir as boas práticas de gestão empresarial e os projectos com impacto no desenvolvimento económica e social mantém-se.

Ana Dias Lourenço - Presidente da Mesa do Júri dos Prémios Sirius
“Num ambiente económico e social em constante mudança, o caminho do progresso deve incorporar o reconhecimento do esforço e da resiliência das organizações e das personalidades que mais se destacaram na criação de valor, e na dinamização da diversificação da economia”, sublinhou.

Lisura e transparência

O regulamento dos Prémios Sirius remenda, no ponto 17, que “sempre que se verifique alguma situação de potencial quebra de independência entre um dos membros do Júri e uma organização, projecto ou personalidade que foi seleccionada para alguma das categorias a concurso nos Prémios SIRIUS, esse membro do Júri está impedido de votar na sua nomeação e/ou premiação, sendo que este facto não constitui por si mesmo, um motivo de exclusão da candidatura”.

Sobre a lisura e transparência dos Prémios Sirius, Ana Dias Lourenço garantiu aos jornalistas, que não serão permitidos episódio que atentam contra os princípios de boa conduta e ética da iniciativa, semelhantes aos que reportados na edição de 2022.

A selecção e atribuição dos Prémios SIRIUS é da exclusiva responsabilidade do Júri dos Prémios SIRIUS, composto por personalidades de reconhecida competência e idoneidade. À semelhança da edição anterior, o Júri da 10.ª edição dos Prémios SIRIUS é presidido pela Primeira Dama, Ana Dias Lourenço, coadjuvado pelo professor-doutor José Octávio Van-Dúnem, Noelma Viegas d’Abreu, Francisco Queiroz, Paula Simons, Armando Manuel e Aia-Eza da Silva.

Ao Júri cabe a garantia de rigor e transparência de todos os procedimentos e todo processo deliberativo sobre os nomeados e vencedores em todas as categorias de prémio.

Trata-se de uma uma iniciativa independente que promove há uma década a excelência do mercado angolano, suportado, tecnicamente, em termos de recepção e validação de candidaturas pela Deloitte.