3
1

Presidente da Turquia defende nova era nas relações com África

Recep Erdogan defendeu esta semana, em Luanda, “uma nova era das relações” entre o seu país e África, garantido a maior aproximação com os países africanos.

1
2
Redacção_E&M
Fotografia
:
DR
Redacção_E&M

Cerca de três meses depois de ter recebido o Presidente da República de Angola, João Lourenço no seu país, Erdogan salientou a importância de elevar as relações bilaterais entre os dois países e apontou algumas áreas com potencial de cooperação como a defesa, a energia, a cultura, a agricultura, o comércio e o turismo, acrescentando que outro dos objetivos é a facilitação dos vistos.

Citado pela Lusa, o Presidente da Turquia garantiu que o seu país dará “os próximos passos para que as relações comerciais avancem”, tendo manifestando também a vontade de fomentar as trocas comerciais.

“Os nossos empresários vão fazer muitos negócios  que vão contribuir para aumentar o emprego”, destacou, o estadista elogiando as reformas que João Lourenço está a empreender.

De acordo com a agência portuguesa de notícias, Recep Erdogan elogiou igualmente o contributo de Angola para manter e promover a paz na região e salientou que a Turquia está a inaugurar uma nova era das relações com África, dando como exemplo a importância que atribui à região as 43 embaixada turcas existentes actualmente no continente.

Considerou, no entanto, ter sido uma “injustiça” o facto de Angola ter sido  colonizada por Portugal por 400 anos, ter sido alvo de exploração dos seus recursos naturais pelo ocidente. Falou, igualmente sobre o que ocorreu também com a França, que responsabilizou pela morte de milhares de africanos, “massacrados” em países como o Ruanda e a Argélia.

“Isso não é justo e infelizmente isso continua. Nós queremos um mundo mais justo e para isso precisamos de trabalhar juntos”, exortou Erdogan, enquanto discursava num encontro com o seu homologo João Lourenço, afirmando que se “houver medo” a maldade em África irá continuar.

“Temos de procurar os nossos direitos para ter um mundo mais justo”, reforçou, apelando à cooperação.

Na sua intervenção, segundo a Lusa, Erdogan falou ainda sobre os encontros que serão realizados na Turquia nos próximos meses, com foco em África, entre os quais um fórum económico em 21 e 22 de outubro e uma cimeira África-Turquia, entre 16 e 18 de dezembro, para a qual convidou João Lourenço.

Por sua vez, escreve a Lusa, o Presidente da República, João Lourenço, relembrou a visita recente à Turquia, no final de Julho, em que foram também assinados acordos de cooperação e assinalou que a inauguração das ligações aéreas entre os dois países, na semana passada, vai aproximar Luanda da Turquia estimulando as relações económicas e o turismo.

Sublinhou ainda que os laços entre os dois países vão ser confirmados no futuro, destacando que algumas das empresas que integram a delegação turca estão já a trabalhar com ministros angolanos de diferentes sectores nos quais estão interessados em investir.

7
Assine a Revista Digital - Economia & MercadoAssine a Revista Digital - Economia & Mercado