3
1

Feira do Empreendedor abre com 150 expositores

A feira "Cidade do Empreendedor”, edição 2019, abriu com a participação de 150 expositores, com destaque para a presença de 100 empresas e nove municípios da província de Luanda.

1
2
Redacção
Fotografia
:
Isidoro Suka
Redacção

Inaugurada esta quarta-feira, 25, na Baia de Luanda, a feira denominada “Cidade do Empreendedor” que estará aberta ao público durante os dias 26, 27 e 28 de Setembro (quinta, sexta-feira e sábado), decorre sobre o signo “por uma Luanda mais empreendedora, rumo ao desenvolvimento sustentável”.

O evento enquadra-se na estratégia do Governo da Província de Luanda (GPL), que visa ajudar a desenvolver, apoiar e promover ideias, negócios, qualidades e características de jovens angolanos com potencial nos variados sectores da actividade económica. 

A feira está a ser organizada em parceria com a Eventos Arena (EA) e pretende promover casos de sucesso, criar oportunidades de investimentos, bem como fomentar a criação de emprego.

Sérgio Lutero Rescova, governador da província anfitriã, reconheceu, durante o seu discurso de abertura, que “ainda há muito por se fazer” no que diz respeito a promoção das iniciativas de negócios, considerando as várias iniciativas empreendedoras dispersas pela província.

O dirigente considerou, no entanto, que a feira do empreendedor é uma iniciativa que promove o interesse entre os diferentes intervenientes do sector económico a nível da província de Luanda e “é uma prova evidente do interesse de cooperação entre os empresários que exercerem a sua actividade na capital do país, os empreendedores e os cidadãos engajados em pequenas iniciativas”.

Na sequência, o responsável apelou maior unidade entre os operadores económicos para se concretizar o desiderato que passa por “melhorar o que está bem e corrigir o que está mal, no que diz respeito a actividade empreendedora e a promoção das iniciativas de negócios”.

Instalada numa área de sete mil metros quadrados, a organização do evento espera uma adesão de cerca oito mil visitantes, além de dar maior visibilidade as mais de 100 expositores presentes no certame.

Durante os quatro dias de exposição, serão apresentados dez palestras com intuito de aumentar os níveis de conhecimento dos empreendedores e dos visitantes que aderirem ao evento.

No primeiro dia, por exemplo, entre os cinco temas dissertados, destacou-se os temas: “a importância da literacia financeira para os empresários”, “o papel das instituições financeiras no fomento do empreendedorismo”, bem como “a contratação pública”.

Para os próximos dias, estão reservados temas como “educação rodoviária e prevenção à criminalidade”, “atenção a saúde primária e nutrição”.

A “Feira Cidade do Empreendedor” , um espaço multissectorial, conta com a participação dos nove municípios de Luanda que, de forma distinta, expõem as suas potencialidades.

O ingresso está a ser comercializado, no local do evento, ao preço único de 1.000 kwanzas.

7