1

Primeira-Ministra da Noruega visita Angola

A Primeira-Ministra da Noruega, Erna Solberg, inicia hoje uma visita de trabalho de um dia a convite do Chefe do Estado, João Lourenço, tendo em perspectiva o reforço da cooperação entre os países.

1
2
Cláudio Gomes
Fotografia
:
DR
Cláudio Gomes

De acordo com o Jornal de Angola, que cita um comunicado de imprensa da Casa Civil do Presidente da República, Erna Solberg será recebida hoje no Palácio Presidencial na Cidade Alta pelo Presidente angolano.

Entre outras actividades, a dirigente norueguesa participará no Fórum de Negócios Angola-Noruega virado para o conhecimento do potencial de cooperação empresarial entre os dois mercados, onde a dignitária deverá proferir um discurso.

Consta, ainda da agenda que orienta a visita de Erna Solberg um encontro na sede da missão diplomática daquele país, onde participará de uma mesa redonda, com estudantes, académicos e membros da sociedade civil.

O Reino da Noruega lançou a iniciativa “Economia oceânica sustentável” destinada a aumentar a consciencialização internacional sobre o facto de que o uso sustentável dos oceanos e a manutenção de um bom estado ambiental podem levar a uma significativa criação de valor e capacitação para atender a algumas das mais vitais necessidades do mundo.

Neste sentido, o programa oficial da visita da dirigente norueguesa terminará com uma recepção oferecida pela Primeira-Ministra norueguesa ao corpo diplomático e representantes de organizações internacionais, com o tema “Uso sustentável dos oceanos”.

Durante o mês de Junho, Angola e a Noruega assinaram, em Oslo, um memorando sobre consultas políticas bilaterais. O ministro angolano das Relações Exteriores, Manuel Augusto, e a sua homóloga dos Negócios Estrangeiros, Ine Eriksen Soreide, subscreveram o instrumento jurídico de cooperação mútua.

7