3
1
PATROCINADO

Primeira plataforma petrolífera “nasce” em Cabinda

Redacção_E&M
19/2/2020
1
2
Foto:
DR

O ministro dos Recursos Minerais e Petróleos procedeu ontem, em Cabinda, ao lançamento da “pedra inaugural” para a construção da primeira plataforma petrolífera em território nacional.

De acordo com o Jornal de Angola, Diamantino Azevedo, testemunhou o acto que marcou o lançamento do projecto que está orçado em 60 milhões de dólares, concebido no modelo standard, essencialmente para conceber soluções económicas viáveis e inovadoras.

A plataforma, segundo os mentores do projecto, poderá começar com as perfurações de poços de petróleo no Bloco 0 a partir do primeiro trimestre de 2021, com perspectiva de criar 300 postos de trabalho directos.

Para o ministro dos Recursos Minerais e Petróleos o “Lifua A” é fruto de medidas legislativas que o Executivo tem vindo a tomar nos sectores dos Petróleos e Gás, tendo em vista o seu desenvolvimento do sector.

“A implementação deste projecto só foi possível devido às alterações na legislação efectuadas no sector dos Petróleos, que permitiram o surgimento de mais iniciativas à volta dos campos marginais”, referiu o dirigente. Na sequência, o Diamantino Azevedo incentivou as empresas do sector, que pretendem investir no país, a fazerem o uso das aberturas legais criadas propositadamente para o crescimento da indústria petrolífera nacional. 

Por outro lado, o governador de Cabinda, MarcosAlexandre Nhunga, considerou o projecto “Lifua A” uma mais-valia para a província, já que vai proporcionar emprego à juventude e fornecer oportunidades de negócios aos empreendedores locais, ajudando, assim, a combater a pobreza.