3
1

PRODEL e ENDE com nova gestão

As empresas públicas do sector da energia (PRODEL, EP e ENDE, EP) contam com novos gestores, conforme anui uma nota da Casa Civil do Presidente da República distribuída esta semana à imprensa.

1
2
Fotografia
:
DR

No documento da instituição presidencial lê-se que “foi nomeado para a nova gestão da PRODEL, EP, por Decreto Presidencial, Joaquim Ventura,  Presidente do Conselho de Administração”.

Segundo a nota da Casa Civil do PR “o corpo directivo da empresa integra ainda Pedro Eduardo Manuel Afonso, Administrador Executivo; Euclides Morais de Brito, Administrador Executivo; Benício Pedro Machado, Administrador Executivo; e Rosa Afonso Miguel, Administradora Executiva”.

Assim sendo, Francisco de Maria de Meireles Vasconcelos Júnior foi nomeado Administrador Não Executivo, o mesmo cargo de Emanuela Bernardett Afonso Vieira Lopes.

Essas individualidades, refere o documento da instituição, passam a ocupar os lugares deixados por José António Neto (PCA), Job Feca Martins Vilinga (Administrador para a Área de Produção Térmica), Pedro Eduardo Manuel Afonso (Administrador para a Área de Produção Hídrica), Mário Alberto Mendonça da Silva (Administrador para a Área Comercial e Assuntos Regulatórios), Judite Nazaré dos Santos Lemos Rosa (Administradora para a Área de Finanças e Tecnologias de Informação), Francisco de Maria de Meireles Vasconcelos Júnior (Administrador Não Executivo) e Emanuela Bernardett Afonso Vieira Lopes (Administradora Não Executiva).

O documento que anui a nova gestão da referida empresa pública informa ainda que todas essas entidades saíram por "conveniência de serviço".

Por outro lado, noutro Decreto, o Presidente da República, João Lourenço nomeou Hélder de Jesus Garcia Adão, para o cargo de Presidente do Conselho de Administração da Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade (ENDE, EP).

Foram ainda nomeados, de acordo com a nota da Casa Civil, João de Deus Pereira Furtado, Administrador Executivo; Pedro Estêvão Buca, Administrador Executivo; Manuel de Jesus Neto Adão, Administrador Executivo; e Isabel Augusto dos Santos, Administradora Executiva.

A nova direcção da ENDE, EP. inclui igualmente Mário Alberto Mendonça da Silva, Administrador Não Executivo; e João Simão Manuel da Silva, Administrador Não Executivo.

O referido elenco substitui o anterior Conselho de Administração, liderado por Ruth do Nascimento Cardoso de Almeida Safeca.

O mesmo incluía ainda Hélder de Jesus Garcia Adão, Administrador Executivo; João de Deus Pereira Furtado, Administrador Executivo; Manuel de Jesus Neto Adão, Administrador Executivo; Carlos Alberto dos Reis Ferreira, Administrador Executivo; Leonídio Gustavo Ferreira de Ceita, Administrador Não Executivo; e João Simão Manuel da Silva, Administrador Não Executivo, todos exonerados nesta terça-feira.

O documento salienta também a exoneração, por conveniência de serviço público, Ângelo Sebastião Filipe, do cargo de Administrador Executivo da Empresa Pública de Águas – EPAL.

Para o seu lugar, nomeou Vence Para o seu lugar, nomeou Venceslau Txindji Chissupa, para o cargo de Administrador Executivo da Empresa Pública de Águas.

7