3
1
PATROCINADO

Projecto CRESCER. Avaliadas transferências monetárias e suplementos nutricionais na redução da desnutrição crónica em crianças

Agostinho Rodrigues
17/2/2023
1
2
Foto:
DR

Estudo visa reduzir a fome, a pobreza e a vulnerabilidade das comunidades afectadas pela seca no sul do país.

O programa FRESAN, financiado pela União Europeia, organiza em concertação com o "projecto CRESCER" eventos nas comunidades da Jamba acções da pesquisa MuCCUA – “Intervenções materno-infantis contra a desnutrição crónica em Angola. Um estudo comunitário de custo-eficácia randomizado por clusters”.

O projecto CRESCER é a IV componente don Programa de Fortalecimento da Resiliência e da Segurança Alimentar e Nutricional em Angola (FRESAN), que visa reduzir a fome, a pobreza e a vulnerabilidade das comunidades afectadas pela seca no sul do país, nas províncias do Cunene, da Huíla e do Namibe.

A pesquisa iniciou no dia 14 de Fevereiro de 2023 e termina hoje, sendo que o objectivo  do estudo  MuCCUA  é  avaliar  a  efectividade  de  três  intervenções  (atendimento  padrão,  transferências monetárias e suplementos nutricionais) na redução da desnutrição crónica em crianças nos primeiros 1000 dias de vida (desde a barriga da mãe até aos dois anos de idade).

O estudo também pretende averiguar se estas intervenções têm um impacto na redução da mortalidade infantil, na melhoria da saúde das crianças, nos cuidados pré e pós-natais das mães, nas atitudes e hábitos alimentares das famílias, entre outros.  

Os  dados  recolhidos  nesta  pesquisa  serão  partilhados  com  os  parceiros  institucionais  para  a  sua  monitorização  e avaliação, bem como para gerar evidências científicas de máxima qualidade  com  o  intuito  de  avaliar  o  impacto das estratégias  implementadas,  e  posterior  tomada  de  decisões  entre  as  organizações  do  sector  social e as  instituições governamentais envolvidas.