3
1
PATROCINADO

Publicidade rendeu 22,9 mil milhões de kwanzas no ano 2021

Ladislau Neves Francisco
29/4/2022
1
2
Foto:
DR

Renda da publicidade cresceu em 3 mil milhões de kwanzas em 2021, numa altura em que rede multicaixa ganha espaço no sector, e que o maior perigo é o facto de o governo ser o “player” que mais investe

O total de investimento em publicidade no ano de 2021 cifrou-se nos 22,9 mil milhões de kwanzas, valores superiores aos cerca de 19 mil milhões de kwanzas investidos no segmento no ano de 2020, e mais próximos dos 21,8 mil milhões de kwanzas registados em 2019.

Contas feitas, o investimento em publicidades cresceu 3 mil milhões de kwanzas de 2020 para 2021, depois de ter caído quase 2 mil milhões de 2019 para 2020 (veja o gráfico).

Entretanto, “os dados são teóricos”, alertou a Directora Geral da Marktest, Ana Paula Pereira, que explicou que os cálculos são feitos com base na tabela de preço dos órgãos, mas há uma distância entre estes (preços de tabela) e o valor negociado.

Fonte: Marktest*

Publicidade em multicaixa ganha espaço

Os dados apresentados pela responsável da Marktest dão conta de uma crescente escolha das empresas em publicitar nos multicaixas.

A rede gerou um total de 312 milhões de kwanzas em publicidade no ano 2021, valores superiores aos 241 milhões de kwanzas investidos em 2020, observando assim, um crescimento de 71 milhões de kwanzas em renda via publicidade.  

A finalizar, a responsável chamou atenção para o facto de as empresas do sector estarem todas muito vulneráveis por conta da dependência do Governo que é o “player” que mais publicita, seguido da ZAP, e da UNITEL que fecha o top três.  

Note que a Directora Geral da Marktest, Ana Paula Pereira prestou tais informações na segunda edição da conferência nacional sobre Ética e Legislação Publicitária que aconteceu recentemente em Luanda.