3
1
PATROCINADO

Receita fiscal petrolífera cresce quase 9,0 por cento

Redacção_E&M
15/3/2021
1
2
Foto:
DR

A arrecadação de receitas fiscais oriundas da actividade petrolífera cresceu 8,7% em Fevereiro, para 331.173 milhões de kwanzas, face aos 302.570 milhões encaixados em Janeiro deste ano.

A informação foi divulgada recentemente pela Administração Geral Tributária (AGT), citada ontem, domingo, 14 de Março, pelo Jornal de Angola.

De acordo com o órgão afecto ao Ministério das Finanças, os dados foram compilados com base nas declarações fiscais submetidas à Administração Geral Tributária (AGT) pelos operadores e a concessionária nacional de hidrocarbonetos, a Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG).

Os números indicam, neste sentido, que as receitas cresceram sob o efeito do aumento do preço médio do petróleo, que, de 49,62 dólares, em Janeiro, subiu para 55,79, em Fevereiro.

O volume das exportações angolanas caiu, entretanto, de 36,7 milhões de barris, em Janeiro, para 34,6 milhões, em Fevereiro, com a tributação a ser influenciada pelos Impostos sobre o Rendimento do Petróleo (IRP), a Produção de Petróleo (IPP) e a Transacção de Petróleo (ITP).

No cômputo dos dois primeiros meses de 2021, informa o Jornal de Angola, referenciando os números divulgado pela AGT, a receita fiscal petrolífera atingiu  633 744 milhões de kwanzas e as exportações um valor total de 71,4 milhões de barris.