1

Reciclagem e Catadores de Lixo

Uma reportagem sobre os catadores de lixo no Brasil fez-me lembrar que um dos maiores desafios do Governo, nos dias de hoje, é criar emprego para uma população que cresce acima dos 3% ao ano.

1
2
Fotografia
:
Carlos Aguiar

A reciclagem do lixo é uma daquelas actividades que podia contribuir para gerar emprego e é apenas um exemplo de uma actividade que o Estado podia apoiar, porque tem externalidades positivas imensas.

No Brasil, o catador é uma pessoa que obtém o sustento a partir do lixo, seja através da colecta selectiva junto a empresas que doam lixo reciclável,seja apanhando (catando) recicláveis pelas ruas e lixeiras. São Paulo, a mais populosa cidade do Brasil, produz em média 20 mil toneladas de lixo por dia, aproximadamente 1,6 Kg de lixo por pessoa. O Brasil não faz ainda o aproveitamento integral do lixo, apenas assegura a reciclagem de alguns materiais sólidos, mas que gera emprego. Segundo uma nota do Observatório do Terceiro Sector, os catadores de lixo são responsáveis por 90% do lixo reciclado no Brasil, empregando 800 mil pessoas.

Leia mais na edição de Novembro de 2018.

Economia & Mercado - Quem lê, sabe mais!

7