3
1

Região leste beneficiam de energia de Laúca

Moxico, Lunda Sul e Lunda Norte vão beneficiar, em breve, de energia eléctrica proveniente da barragem de Laúca informou esta semana, no Moxico, o ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges.

1
2
Redacção
Fotografia
:
DR
Redacção

O dirigente fez tais declarações aos jornalistas, no âmbito de uma visita de trabalho de dois dias efectuada ao Moxico, onde disse que até 2022 prevê-se interligar energeticamente as três províncias, através da barragem de Laúca, instalada na província de Malanje.

O objectivo, segundo o governante, é ajudar a acelerar o processo de desenvolvimento da região leste do país e melhorar a qualidade devida da população.

Na ocasião, João Baptista Borges fez saber que o sector que dirige prevê instalar uma central fotovoltaica, de 20 megawatts, na cidade do Luena, com vista a aumentar a produção de energia diminuir os custos na aquisição do combustível (gasóleo).

Em relação aos planos de melhoramento de fornecimento de água potável a nível da província do Moxico, o ministro informou que, será necessário em primeiro lugar, combater as ravinas e desassorear os rios Luena e Lumege, respectivamente, para uma melhor captação e distribuição deste bem à casa do consumidor.

Durante a visita, em que esteve acompanhado pelo governador da província do Moxico, Gonçalves Muandumba, João Baptista Borges passou pela nova central térmica, de 20 MW do bairro Social da Juventude, os sistemas de captação de água construídas às margens dos rios Lumege e Luena, o projecto habitacional de 450 residências, entre outros empreendimentos.

7