3
1
PATROCINADO

Registo oficioso para as eleições de 2022 arranca amanhã

José Zangui
22/9/2021
1
2
Foto:
DR

Executivo prevê o registo oficioso de 12 milhões cidadãos, para as eleições gerais do próximo ano, informou, ontem, em Luanda, o ministro da Administração do Território (MAT) Marcy Lopes.

Durante o habitual "MATabicho” com jornalistas e fazedores de opinião pública, o ministro esclareceu que, do total de eleitores a registar,estima-se que 450 mil venham a ser cidadãos angolanos residentes em 57 países de 77 missões diplomáticas.

Já o director nacional do MAT para o Registo Eleitoral Oficioso, Fernando Paixão, acrescentou que prevê-se também, a actualização de dados eleitorais de dois milhões de cidadãos.

A Base de Dados de Cidadãos Maiores explicou, terá mais de nove milhões de cidadãos, perfazendo, assim, um total de 12 milhões. Sublinhou que os números estão em constante actualização, pelo que só no final poderá aferir-se se são mais ou menos.

Para o registo eleitoral oficioso no estrangeiro, o ministro explicou, que o importante é o cidadão constar da base de dados do Bilhete de Identidade e, comisso, fazer a actualização do registo, ainda que o documento esteja caducado.

O processo do registo eleitoral, de acordo com o MAT vai custar 120 mil milhões de kwanzas, orçamento e plasmado em Diário da República, segundo esclareceu Marcy Lopes. Anteriormente estava avaliado em 74 mil milhões de kwanzas, mas com a depreciação cambial, fez-se um ajuste que resultou nos 120mil milhões.