3
1
PATROCINADO

Reservas internacionais líquidas atingiram 14,3 mil milhões USD no final do primeiro trimestre

Sebastião Garricha
6/6/2024
1
2
Foto:
DR

A posição líquida do investimento internacional registou um desagravamento do seu défice na ordem dos 292,4 milhões de dólares.

O stock de reservas internacionais fixou-se em 14,3 mil milhões de dólares no final do primeiro trimestre de 2024, garantindo uma cobertura de 7,6 meses de importação de bens e serviços, de acordo com dados do Banco Nacional de Angola (BNA).

Na informação sobre “Estatísticas Externas do primeiro trimestre de 2024”, o BNA informa, também, que o País registou, no período em análise, um saldo superavitário da conta corrente, situando-se em 1,5 mil milhões de dólares, equivalente a 6,2% do Produto Interno Bruto (PIB) e um aumento de 19,5% face aos últimos três meses do ano passado.

Segundo o documento, o comportamento da conta corrente derivou, fundamentalmente, da redução do saldo deficitário dos rendimentos em 38,0%, serviços em 0,7% e das transferências correntes em 6,9%, não obstante se ter observado uma contracção do saldo da conta de bens na ordem dos 11,5%.

Por sua vez, a conta capital e financeira registou um défice de 1 047,2 milhões de dólares, contra 686,6 milhões de dólares registado no trimestre anterior, justificado principalmente pelo desempenho dos capitais de médio e longo prazo.

O comunicado do BNA revela também que a posição líquida do investimento internacional registou um desagravamento do seu défice na ordem dos 292,4 milhões de dólares, como resultado, principalmente, da redução dos passivos com não residentes.