1

Restos mortais de Kofi Annan chegam ao Ghana no dia 13

O corpo do antigo Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) será enterrado num novo cemitério militar da capital do país, em Accra.

1
2
Cláudio Gomes
Fotografia
:
DR
Cláudio Gomes

O funeral do também Nobel da Paz Kofi Annan, terá lugar no dia 13 de Setembro, com as merecidas honras de Estado na sua terra natal, no Ghana, anunciou na semana passada o Presidente ghanense, Nana Akufo-Addo.

O Chefe de Estado garantiu que o referido cemitério é “o lugar mais apropriado para que Kofi Annan descanse”, disse em entrevista a emissora de rádio Citi Newsroom.

É um funeral de Estado, portanto a responsabilidade das regras é do Estado ghanense. Será um acontecimento muito importante para o nosso país e espera-se a presença de inúmeros Chefes deEstado e autoridades mundiais

O Presidente do Ghana, considerou, Kofi Annan como um dos homens mais ilustres da sua geração. “Ele era como um irmão mais velho para mim. Deu-me muitos conselhos de como lidar com questões sensíveis, era,portanto, alguém importante na minha vida”, frisou o Chefe de Estado.

Verificou-se uma semana de luto nacional, no Ghana, em memória da morte do Nobel da Paz, tendo por isso, as bandeiras do país ficando a meia haste.

Kofi Annan morreu no passado sábado após uma “breve doença” num hospital da Suíça, conforme anúncio feito pela família.

Annan foi o primeiro líder subsaariano da ONU entrou na organização em 1962 e chegou à Secretaria-Geral em 1997, função que desempenhou até 2006. Sendo condecorado em 2001, com o prémio Nobel da Paz partilhado com a ONU pelo “trabalho por um mundo mais organizado e pacífico”.

7