3
1
PATROCINADO

Resultados líquidos da Nossa Seguros cresceram 25% em 2020

José Zangui
22/4/2021
1
2
Foto:
DR

No global a seguradora angolana teve resultados positivos com os principais indicadores a mostrarem robustez e solidez financeira.

A seguradora apresentou esta semana, os resultados da actividade  realizada ao longo de de 2021. Os resultados líquidos foram superiores a cinco mil milhões de kwanzas, representando um crescimento de 25% face ao ano anterior. A solvabilidade manteve-se num patamar bastante confortável, sendo que no final de 2020, a margem de solvência foi de 248% e o rácio de cobertura das previsões técnicas líquidas de 232%.

De acordo com o presidente da Comissão Executiva da Nossa Seguros, Alexandre Carreira, graças ao forte crescimento das vendas, em diferentes plataformas e agências físicas, associada a redução da taxa de sinistralidade e ao crescimento dos resultados dos investimentos financeiros, o lucro líquido aumentou significativamente e o retorno sobre capitais próprios da empresa em 2020 situou-se nos 46%. Outro dado a reter e que contribuiu para os bons resultados, segundo Alexandre Carreira, é que nos últimos quatro anos, o reforço médio do capital próprio é de 44%.

Para Alexandre Carreira, “ o alcance dos objectivos de 2020 refletem a confiança dos clientes, o suporte dos accionistas e parceiros de negócios”.

Apesar do contexto económico difícil que Angola atravessa, por exemplo, a economia contraiu 3,3%, em 2020, uma inflação alta na ordem dos 25,1%, taxa de desemprego a rondar os 30%, a dívida pública acima dos 120%, a Nossa Seguros quer chegar as 18 províncias. Atualmente não tem presença nas províncias de Kwanza-Norte, Kuando Kubango e Moxico.

No ranking das 24, que operam no mercado angolano, a Nossa Seguros ocupa o quarto lugar, com uma quota de mercado de 11%, mas quer disputar a liderança. Alexandre Carreira, anunciou que o plano estratégico para 2021 prevê forte investimento, sem quantificar, justificando que, “ o segredo é a arma do negócio”, revisão e criação de novos produtos, como o seguro de funeral e o seguro de covid-19, bem como incentivo ao capital humano.

Atualmente a nossa tem 45.9777 clientes, 71.883 apólice, 25 agências, 147 colaboradores, sendo 31% feminino e 69% masculino. De acordo com o Presidente da Comissão executiva, apesar da crise provocada pela Covid-19, não despediu ninguém, antes pelo contrário, recrutou.