3
1
PATROCINADO

RTP de ‘pedra e cal’ como marca de notícias em que os portugueses mais confiam

Victória Maviluka
17/6/2024
1
2
Foto:
DR

Entre as marcas em que os portugueses menos confiam surge a marca Correio da Manhã (53%), não obstante ser líder no mercado nacional, em formato impresso e digital.

A RTP continua a ser a marca de notícias em que os portugueses mais confiam, com 79%, de acordo com o relatório Reuters Digital News Report 2024, que coloca a SIC com “confiança de 78%”, na 2.ª posição.

Divulgada esta segunda-feira, 17, a pesquisa atribui ao Jornal de Notícias o 3.º lugar (77%), seguido pelo Expresso (76%). Seguem-se a Rádio Comercial (75%), o Público (74%), a Rádio Renascença (73%) e a TSF (72%).

Este é o 13.º relatório anual do Reuters Institute for the Study of Journalism (RISJ) e o 10.º a contar com informação sobre Portugal. Em 2024 participaram 47 mercados de notícias, Portugal incluído, noticia a agência Lusa, que, por sua vez, aparece com 72% de confiança dos portugueses.

Enquanto parceiro estratégico, o OberCom — Observatório da Comunicação colaborou com o RISJ na concepção do questionário para Portugal, bem como na análise e interpretação final dos dados.

No conjunto das rádios informativas, de acordo com o Reuters Digital News Report 2024 (Reuters DNR 2024), a TSF e a Antena 1 “coligem a confiança de 72% e 71% dos portugueses, respectivamente”.

Em sentido inverso, “entre as marcas em que os portugueses menos confiam surge a marca Correio da Manhã (53%), não obstante ser líder no mercado nacional, em formato impresso e digital”.