3
1
PATROCINADO

Seca. BFA cria projecto "Mais água, Mais Vida"

Redacção_E&M
20/8/2019
1
2
Foto:
DR

O Banco de Fomento Angola (BFA) disponibilizou dois milhões de dólares norte-americanos para financiar o projecto "Mais água, Mais Vida", em apoio às vítimas da seca em Ombadja, província do Cunene.

O acordo foi assinado no início desta semana, em Ombadja, entre BFA, governo do Cunene e o UNICEF. O projecto beneficiará duas mil e 400 famílias afectadas pela seca, facilitando o acesso a água, saneamento, educação e saúde. 

Na ocasião, de acordo com a Angop, o presidente da Comissão Executivo do BFA, Jorge Ferreira, disse que o acordo assinado da disponibilização dos valores é uma iniciativa de colaboração com o governo local em acções de emergência e concretas para ajudar às vítimas da seca no referido município.

Segundo o gestor disse que o projecto “Mais água, Mais vida” contribuirá para a criação de vários serviços desde o acesso à água potável, saúde, educação, reabilitação de 15 furos de água, bem como a melhoria das condições sociais em 15 escolas para o retorno das crianças as aulas.

O representante do UNICEF em Angola, Abubacar Soltan, informou, por outro lado, que a parceria constitui uma importante acção que contribuirá para a redução do sofrimento das populações mais afectadas pela seca, em particular as mulheres e crianças.

A vice-governadora para o sector político, social e económico no Cunene, Suraya Mateus Kalongela, no entanto, agradeceu a iniciativa do BFA e do UNICE, para implementação do projecto “Mais água mais Vida”, que vai garantir melhores condições de vida das famílias afectadas na região.

O governo da província do Cunene recebeu de ajuda, até ao momento, 997 miltoneladas de bens alimentares para acudir a situação de seca que assola aregião.

As autoridades locais contam, actualmente, com 20 camiões cisterna e 400 reservatórios espalhados pelo território da província para a distribuição de água às populações.

Está também em curso a reabilitação de 171 furos de água, uma média 28 furos por cada município, num total de seis municípios.

O Município de Ombadja, 96 quilómetro a Norte de Ondjiva, capital da província do Cunene, com uma população estimada em 290 mil e 077 habitantes, das quais 285 mil e 194 estão afectadas pela seca, bem como 340 mil gados entre bovino, caprino e suíno afectados.