3
1
PATROCINADO

Senegal estreia-se como produtor de petróleo

Victória Maviluka
12/6/2024
1
2
Foto:
DR

Campo que entrou em produção está localizado aproximadamente a 100 km a Sul de Dakar e 2 km abaixo do fundo do mar. Além de petróleo, o depósito também contém gás.

O Senegal estreou-se, nesta terça-feira, 11, como produtor de petróleo, com o primeiro barril de crude extraído do campo offshore de Sangomar, na costa do país, anunciou a petrolífera australiana Woodside Energy, estimando que a produção média deverá rondar os 100 mil barris por dia durante a fase 1 do projecto.

“É um dia histórico para o Senegal! Estamos orgulhosos das parcerias que formamos com a Petrosen, o Governo do Senegal e os nossos principais empreiteiros internacionais e locais para desenvolver este recurso de importância nacional”, regozijou-se a companhia australiana, citada pela imprensa local.

O campo que entrou em produção está localizado aproximadamente a 100 km a Sul da cidade de Dakar e 2 km abaixo do fundo do mar. Além de petróleo, esse depósito também contém gás.

Assim, esta produção marca o início do arranque da fase 1 do desenvolvimento do campo, que inclui uma unidade flutuante de produção, armazenamento e desenvolvimento (FPSO) FPSO, com capacidade de armazenamento de 1,3 milhões de barris de petróleo e deverá processar entre 100 mil e 125 mil barris/dia de crude.

Esta primeira fase do projecto exigiu um investimento entre 4,9 e 5,2 mil milhões de dólares e contempla 23 poços. 

O Senegal, realce-se, também aguarda pelo início iminente da produção do importante campo de gás Grand Tortue Ahmeyim, na fronteira marítima com a Mauritânia.