3
1

Sinais de ajuda vão chegando

O BFA, o Governo da província do Cunene e o UNICEF, assinaram, recentemente, no município de Ombandja, um acordo de parceria que visa prestar apoio à situação de emergência social naquela parcela.

1
2
Cláudio Gomes
Fotografia
:
Carlos Aguiar
Cláudio Gomes

Na sequência da parceria, criou-se o “Projecto BFA - Mais Água, Mais Vida” cujo objectivo é a criação de “Portos Seguros” para crianças, reforçando a resiliência das comunidades afectadas pela seca no município de Ombadja através da prestação de serviços sociais básicos integrados, usando a escola como plataforma.

O projecto “Mais Água, Mais 
Vida” contribuirá para o acesso à água potável, saúde, educação, reabilitação de 15 furos de água, bem como a melhoria das condições de 15 escolas para permitir o retorno das crianças às aulas.

Estima-se que o projecto, avaliado em dois milhões de dólares a serem disponibilizados pelo BFA, beneficiará cerca de 2.400 famílias afectadas pela seca, sobretudo os grupos mais vulneráveis como crianças, idosos e mulheres.

As autoridades locais contam, actualmente, com 20 camiões cisterna e 400 reservatórios espalhados pelo território da província para a distribuição de água às populações, além de estar em curso a reabilitação de 171 furos de água.

Leia mais na edição de Setembro de 2019

Economia & Mercado – Quem lê, sabe mais!

7